Pular para o conteúdo

Quais são os três livros mais traduzidos da história? (dados de 2025)

Estimar o número de idiomas em que uma obra está disponível é um modo importante de avaliar seu alcance e impacto cultural. Afinal, quanto mais idiomas, maior o número de seres humanos que têm acesso à mensagem e maior é a sua influência global.

Com base em dados atualizados de 2025, apresento os três livros que lideram esse ranking de livros mais traduzidos da história:

1. A Bíblia Sagrada

A Bíblia continua na liderança absoluta, muito à frente do segundo colocado no quesito número de idiomas disponíveis. De longe, esse é o esforço de tradução mais longo e abrangente da história da humanidade. Seja em sua totalidade ou parcialmente, a Bíblia está disponível em mais de 3.700 idiomas. É uma marca realmente espantosa!

Dica: Clique aqui e confira um post especial que fiz sobre a Bíblia.

2. O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)

Mesmo sendo uma obra de ficção, esse livro consegue superar quase todos os textos políticos e religiosos, exceto, é claro, a Bíblia. É um verdadeiro fenômeno literário que atravessa gerações. Engana-se quem pensa que a história interessa apenas ao público infantil: é uma obra que motiva jovens e adultos a refletirem sobre temas profundos como a essência humana e a amizade. Atualmente, O Pequeno Príncipe conta com edições em mais de 600 idiomas.

Dica para quem está em São Paulo: Vale a pena conferir a mostra imersiva “Exposição – O Pequeno Príncipe – 80 Anos”, no MIS Experience. A exposição estreou agora no dia 20 de dezembro de 2025 e vai até o dia 01 de março de 2026. Ela apresenta os contextos históricos que levaram o autor francês a escrever a obra. Vale a pena conferir, se possível. Para mais informações, clique na imagem abaixo.

3. As Aventuras de Pinóquio (Carlo Collodi)

A história do boneco de madeira que sonha em ser gente transformou-se em um ícone da cultura italiana e em um dos maiores clássicos da literatura mundial. A obra original vai muito além das adaptações cinematográficas, pois aborda importantes questões morais e sociais. O livro possui  traduções para cerca de 300 idiomas.