Pular para o conteúdo

Análise: música Amor I love You

A relação entre a música e o livro O Primo Basílio

Sempre achei a música “Amor I Love You” muito bonita, mas não sabia da forte relação que ela tem com o clássico da literatura O Primo Basílio. Descobri isso por acaso. Há algum tempo, resolvi reler o livro (em breve, farei um post sobre ele, pois vale muito a pena ler esse excelente clássico). Durante a leitura, um trecho me fez lembrar da música. Ao comparar a letra com o trecho do livro, percebi que uma parte da letra foi retirada integralmente da obra de Eça de Queirós.

Fazer uma música inspirada no livro O Primo Basílio, do século XIX, sem dúvida ajudou na popularização da obra. No entanto, alguns criticam os compositores por não terem sido fiéis à história original. Escrito no contexto do movimento literário realista, o livro narra a história de uma mulher que comete adultério e sofre terríveis consequências por seus atos. Já na música, esse tom realista é suavizado. Embora o clipe também aborde o adultério, as consequências desse ato não são exploradas. Muito pelo contrário, no contexto do clipe, o adultério é retratado de maneira positiva, deixando boas lembranças na mente daqueles que o praticam. Ou seja, a obra literária, originalmente realista, foi romantizada na adaptação para a música “Amor I Love You”, e a intenção original do autor do livro não foi preservada. Mais adiante, explicarei esse ponto com mais detalhes.

Assista ao clip da música

Sobre a música

A canção “Amor I Love You” é interpretada por Marisa Monte, com participação especial de Arnaldo Antunes. Lançada em 2000 como parte do álbum Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, a música se destacou rapidamente pela fusão dos elementos da MPB com uma sonoridade moderna, cativando o público com sua leveza e poesia. A música ressalta o talento artístico de Marisa Monte, cuja voz é considerada uma das mais belas do Brasil. Além de uma intérprete talentosa, sua bagagem cultural é notável. A canção, composta por ela e Carlinhos Brown, exemplifica essa profundidade, pois, como mencionado, é uma releitura de um clássico literário do século XIX.

A recepção da música foi amplamente positiva. Ela foi elogiada pela crítica especializada por sua originalidade e pela forma como une a tradição da MPB com um toque contemporâneo e literário. O público até hoje se encanta com a melodia suave, a interpretação envolvente de Marisa Monte e o impacto poético da mensagem que “Amor I Love You” transmite.

Análise de um trecho da música

O trecho recitado por Arnaldo Antunes, que foi retirado de O Primo Basílio, é o seguinte:

“Tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!”

Esse trecho reflete as fortes emoções que Luísa, personagem de O Primo Basílio, sente ao receber uma carta de amor de Basílio. No clipe da música, Luísa, interpretada por Marisa Monte, já idosa, relembra com carinho os momentos que viveu em sua aventura romântica com Basílio (interpretado no clipe por Arnaldo Antunes). E Basílio, no clipe, é retratado como alguém que correspondia sinceramente aos sentimentos de Luísa.

Na obra original, a história é bem diferente. Luísa é descrita como uma mulher ingênua e frívola, que sonha com um príncipe encantado, e não valoriza seu bom marido. Basílio, por outro lado, é retratado como um sedutor de mulheres casadas. Ele usa as mesmas estratégias para seduzir várias mulheres, incluindo Luísa, que se torna mais uma de suas vítimas. Ao contrário do que o clipe sugere, as lembranças que Luísa tem dessa aventura não são boas. O desfecho no livro é trágico e surpreendente, com consequências devastadoras para a protagonista.

Clique para acessar a letra da música na íntegra

Conclusão

A música “Amor I Love You” tem muitos méritos, mas é importante lembrar que, apesar de ser inspirada no livro O Primo Basílio, a adaptação para a música romantiza uma obra realista, distanciando-se da intenção original do autor.